quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

9/24/2006 07:52:42 PM

DESAFIO

Arte de Peter Blake





A Unisinos abriu o hotsite Desafio Literário. Para interessados mostrarem seu trabalho. A primeira provocação é escrever um miniconto de até 200 caracteres. Haverá depois outras charadas como palavras cruzadas da literatura contemporânea e dezenas de fotos de autores numa reprodução literária do Sgt. Pepers (quem acertar todos os escritores colocará sua imagem no cenário). Faça seu perfil e divulgue seu talento.


Abaixo meu texto de apresentação.



MINI MIM, O VILÃO EM MINIATURA ATACA DE NOVO


O hotsite é um escritório ambulante, imaginário, amalucado, feito para todo escritor que estava esperando a chance para mostrar seus inéditos e palpitar na produção contemporânea. Um modo de estar na vitrine e divulgar o talento. O espaço propõe desafios literários, jogos intelectuais e charadas visuais.


Entre um e outro exercício, o que vale é a amizade que se cria e a possibilidade de encontrar uma galera com as mesmas afinidades, gostos, taras e obsessões.


O primeiro desafio é escrever um miniconto, com tema livre, de no máximo 200 caracteres. Nem adianta escrever mais do que isso, que o alarme de incêndio

irá soar.


O exercício é inspirado em iniciativas como "Os cem menores contos brasileiros do século" (Ateliê Editorial), antologia organizada por Marcelino Freire. Os melhores textos receberão brindes.


Para quem pensa que é impossível ser tão conciso, basta pensar no mais famoso microconto do mundo, de Augusto Monterroso, com apenas 37 letras:


"Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá".


Literatura para nocaute: jab, hook, gancho, cruzado, direto. Sucessão de golpes para o leitor ver estrelas mais cedo.


Brevidade é intensidade. Dizer pouco, mas dizer bem. As narrativas microscópicas pretendem reproduzir a persuasão de torpedos. Exigem poder de síntese e de imaginação, a partir de um pequeno conflito ou uma contradição. Cabe, portanto, sugerir mais do que expor, captar um detalhe e uma semelhança até então irrelevantes.


Uma outra referência de nosso projeto é o grupo francês Oulipo (Ouvroir de Littérature Potentielle), algo como "oficina Literária Potencial", que aproximou a literatura da matemática com provocações quase impossíveis. Grandes escritores fizeram parte dessa trupe da metade do século passado: Italo Calvino, Raymond Queneau, Jacques Roubad, Georges Perec.


O Oulipo estabelecia restrições formais na execução de um livro. Estimulava as dificuldades como forma de excitar a fantasia e a criatividade. Por exemplo, "Exercícios de Estilo", de Queneau, narra uma banal subida de um passageiro no ônibus de 99 formas diferentes, e "La Disparition", de Perec, não contém nenhuma palavra com a vogal "e", a mais assídua da língua francesa.



Venha, portanto, brincar com a linguagem. Entenderá que a literatura é uma brincadeira séria.


Ah, o título não tem nada a ver com o texto. Para variar, bem coisa de Austin Powers. Ou você acredita em Dr. Evil?


Nenhum comentário:

Postar um comentário