quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2/24/2004 09:57:56 AM

EU NÃO SEI

da série Minha infância não atravessa a rua sozinha


Nessa foto, eu tinha feito a primeira comunhão. Reparo agora que fiz a primeira comunhão de fecho aberto. Ninguém me avisou. Não sei o que o Vaticano pensou sobre o assunto e até posei orgulhoso diante da igreja São Sebastião, no bairro Petrópolis. O olhar invernoso, ainda demorado da manhã. Eu achava que adulto tinha que colocar a mão no bolso. Meu pai colocava a mão no bolso, mas para procurar as chaves do carro. Eu carecia de chaves e carteira. Banquei o maduro e não sorri. O cinto era de minha irmã, azul desbotado, de plástico. A calça era tão grande que não houve bainhas para abolir sua vocação de manto. Os sapatos vieram de meu irmão mais velho e a camisa fora emprestada pelo vizinho, já que não aceitei usar uma de babados, tipo Elvis. O cabelo imitava o cacique Juruna. Minha fé usava roupas emprestadas. O padre, se não me falha a memória, se chamava Alfredo. Ao me entregar a hóstia, perguntou se estava certo disso. Eu disse: - Não sei. A catequese não havia mencionado esse interrogatório no final. Ele me deu a eucaristia para não atrapalhar o andamento da fila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário