quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1/10/2006 04:54:30 PM

UFRGS

Pintura de Antoni Tàpies




Fui tema de pergunta no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concurso 2006/1. Cerca de 40 mil candidatos participam das provas até quinta (12/1). Reproduzo a questão 60, a última das trinta da prova de Literatura, que pede interpretação de poema do meu livro "Terceira Sede". Qual é a resposta certa?


60. Leia o poema abaixo, do livro Terceira Sede (2001), do poeta gaúcho Fabrício Carpinejar, e considere as afirmações que seguem.


"Ser inteiro custa caro.

Endividei-me por não me dividir.

Atrás da aparência há uma reserva de indigência,

A volúpia dos restos.


Parto em expedição às provas de que vivi.

E escavo boletins, cartas e álbuns

- o retrocesso de minha letra letra ao garrancho.


O passado tem sentido se permanecer desorganizado.

A verdade organizada é uma mentira."


I - O poema, construído com uma linguagem arcaizante, expressa as contradições entre aparência e essência.

II - O poema, formado por versos livres e brancos, constitui uma reflexão sobre o passado.

III - O poema evidencia, através de metonímias e sinédoques, a revolta do sujeito lírico contra a organização do presente.

Quais estão corretas?


(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

(C) Apenas I e II.

(D) Apenas I e III.

(E) I, II e III


Nenhum comentário:

Postar um comentário