quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

8/2/2005 09:03:47 AM

AMILCAR BETTEGA BARBOSA AUTOGRAFA NA CULTURA

Autor é convidado do Varal de Letras com entrada franca na Livraria Cultura e autografa "Os lados do círculo" (Companhia das Letras), em Porto Alegre, cenário de sua ficção




Radicado na França há três anos, onde vive em Orléans, o escritor gaúcho Amilcar Bettega Barbosa, um dos mais importantes narradores da nova geração, reencontra Porto Alegre para autografar seu mais recente livro, "Os lados do círculo" (Companhia das Letras). O evento acontece em 4/8, às 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Tulio de Rose, 80/ auditório no 2º piso Tel.: 30284033).



Antes da sessão de autógrafos, Amilcar é a atração do Varal de Letras, programa de debate com entrada franca conduzido pelo poeta Fabrício Carpinejar. O já tradicional Varal de Letras está em seu segundo ano. Consiste num bate-papo franco sobre estilos, buscando valorizar a vida da leitura. Expõe a obra de autores contemporâneos com humor e naturalidade. É uma espécie de entrevista aberta, com a interação do público e participação especial de Tom Madalena.



O tema da conversa, "Contos Circulares", tem como ponto de partida analisar a trajetória do convidado. Em "Os lados do círculo", a cidade de Porto Alegre é palco de adultérios, assassinatos e acessos de loucura, acontecimentos descritos com variedade de recursos estilísticos. A experimentação constante faz com que o universo que está sendo retratado adquira forte carga de instabilidade. Como afirma o jornalista José Geraldo Couto, com "orquestração 'cinematográfica' do ponto de vista, Amilcar Bettega Barbosa não apenas atesta seu perfeito domínio técnico, mas uma incessante inquietação criadora e, sobretudo, um talento ímpar para construir uma prosa que alia as qualidades aparentemente paradoxais da autoconsciência crítica e da espontaneidade".



Natural de São Gabriel (RS), Amilcar, 40 anos, foi premiado com o Açorianos e Bolsa de Escritores da Fundação Biblioteca Nacional. São dele "Deixe o Quarto Como Está" (Companhia das Letras, 2002) e "O Vôo da Trapezista" (WS Editor, 1994). O escritor publicou seus contos em diversas revistas e suplementos literários e participou de coletâneas, como "Geração 90: Manuscritos de Computador".

Nenhum comentário:

Postar um comentário