quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7/18/2004 05:14:41 PM

VARAL DE LETRAS RECEBE RODRIGO GARCIA LOPES

Poeta paranaense participa de debate na Livraria Cultura e lança seu novo livro Nômada (Lamparina) na segunda


Varal de Letras, série de debates mensais com entrada franca da Livraria Cultura, conta com um convidado especial na edição de julho: o poeta, jornalista, tradutor e compositor paranaense Rodrigo Garcia Lopes. Com o tema Poesia em composição, o evento apresentado pelo escritor gaúcho Fabrício Carpinejar assinala o lançamento do livro "Nômada" (Lamparina, 176 páginas, R$ 39,00), nova obra de Garcia Lopes, em Porto Alegre. O recital, conversa com o autor e sessão de autógrafos acontecem nesta segunda (19/7), às 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Tulio de Rose, 80/ auditório no 2º piso Tel.: 30284033), em Porto Alegre.


Doutor em Letras com tese sobre a poética da norte-americana Laura Riding e com mestrado em Humanidades sobre William Burroughs pela Arizona State University (EUA), Rodrigo Garcia Lopes tem quatro livros de poemas: "Solarium" (1994), "Visibilia" (1997), "Polivox" (2001) e "Poemas Selecionados" (2001). Já traduziu Arthur Rimbaud e Sylvia Plath, ambos em parceria com Maurício Arruda Mendonça. Atua como um dos editores da revista de literatura Coyote. Lançou, em 1997, o livro de entrevistas "Vozes & Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte-Americanas Hoje" (Iluminuras), reunindo 19 depoimentos de importantes artistas como John Cage e Allen Ginsberg.


O lançamento Nômada traz versos de forte plasticidade que discutem temas da época contemporânea, marcada pela incerteza, transitoriedade e turbulência. Figura presente em antologias como "Esses Poetas", "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século" e "Na Virada do Século", Rodrigo Garcia Lopes explora o poema como improvisos de jazz, formando textos espontâneos que misturam os sentidos e procuram reproduzir a autenticidade da vivência. Acredita viver "em estado permanente de linguagem". É um escritor das viagens, do deserto, das estradas baldias e das incertezas. Disposto em cinco seções, o livro realiza um diálogo com os principais movimentos literários e vanguardas como a poesia beat e a language poetry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário