quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6/11/2006 03:00:13 PM



Íntimo e pessoal

Seção da Revista O Globo, Ano 2, Nº 98, 11/06/06


TRANSA E SOBRANCELHAS

Foto Renata Stoduto


Por Elisabeth Orsini





O gaúcho Fabrício Carpinejar não tem vergonha de amar e se emocionar. Considerado um dos melhores poetas de sua geração, com obras editadas no Brasil e em Portugal, ele estréia na prosa com o livro de crônicas "O Amor Esquece de Começar" (Bertrand Brasil). "É difícil não falar de amor, justamente quando mais precisamos dele", diz Fabrício. Além de escritor, Fabrício é jornalista, crítico literário, apresentador de televisão, blogueiro, coordenador do Curso de Formação de Escritores da Unisinos e profundo conhecedor de sobrancelhas femininas. "Eu vejo como uma mulher transa pelo movimento das sobrancelhas", afirma. Com relação ao visual, aposta nos casacos temáticos. "Tenho doze modelos. Há o casaco do Don Juan, só com beijos de mulheres, o do Juízo Final, feito de recados para o futuro, o da palavra mais bonita da língua portuguesa, o da mais feia, o da música favorita, entre outros.


O melhor da internet?

No minimo e Digestivo Cultural


O pior da internet?

Publicidade que prende sua tela e o obriga a reiniciar o computador


Mania?

Mexer no ouvido na hora que estou mentindo. Minha mentira usa brinco.


Para cuidar do corpo?

Andar de bicicleta amarela


Para cuidar da mente?

Jogar futebol. Treinamos a intuição ao passar a bola sem olhar.


Pôr-do-sol inesquecível?

Do Rio Guaíba, o melhor ponto turístico de Porto Alegre


Time de futebol?

Internacional. Doente. Se ele perde, fico desanimado toda semana.



De que você precisa para ser feliz?

A respiração feminina em meus ouvidos


Personagem que você mais admira?

G.H, de Lispector. Eu tenho medo de barata. Só mato ela porque tenho mais medo de mim.


Super-herói preferido?

Homem-aranha, para subir as paredes com trilha sonora de Raul Seixas (Rock das aranhas)


Qual o defeito que detesta em você?

Não deixar a pessoa terminar de falar, para adivinhar o que ela está falando


Maior extravagância?

Relógios, anéis, casacos coloridos. Minhas roupas ocupam mais espaço no armário do que as peças de minha mulher


Do que gosta menos em você?

Da boca, ela é pequena perto do nariz enorme, ela me subestima.


O que mais despreza numa pessoa?

Arrogância


Do que você se arrepende?

De não ter sido feio antes


Uma linda modelo?

Naomi Campbell


Um lindo modelo?

Woody Allen, mais próximo de mim


O que você mais ama na vida?

Ajudar os filhos nos temas, posso acompanhar a evolução da caligrafia deles, a indecisão entre a letra emendada e a de fôrma.



Um motivo de tristeza?

Morte de criança. Não há nada mais triste do que um caixão pequeno.


Qual a sua roupa preferida?

Casacos temáticos, tenho doze modelos. Há o casaco do Don Juan, só com beijos de mulheres, o do Juízo Final, feito de recados para o futuro, o da palavra mais bonita da língua portuguesa, o da mais feia, o da música favorita, entre outros.


Sonho?

Ser sustentado: lavar louça, fazer comida, limpar a casa e receber a mulher de banho tomado.


Livro de cabeceira?

Poesias de Fernando Pessoa


Hobby?

Provocar os irmãos


Traço forte de sua personalidade?

Meu humor, não sou complacente comigo. Eu me perco como amigo, mas não perco a piada.


O que mais gosta numa mulher?

Das sobrancelhas. Eu vejo como ela transa pelos movimentos das sobrancelhas.


Sobremesa?

Brownie


Onde compra suas roupas?

Gostaria de comprar somente Alexandre Hercovich e Ronaldo Fraga


Santo de devoção?

São Francisco, aprendi a ler a partir de sua oração num santinho. Escrever é rezar.


Música preferida?

Hurricane, de Bob Dylan


Filme?

O Espelho, de Andrei Tarkovski.


Escritor que mais admira?

Manuel Bandeira


Show mais emocionante?

The Cure, no Gigantinho, anos 80 (década que foi o brechó do século XX).


Quem você levaria para uma ilha deserta?

Minha mulher, a única que posso brigar e ficar depois com mais vontade de amá-la.


Quem você deixaria lá para sempre?

George Bush


Melhor lugar para fazer amor?

No elevador, lugar que naturalmente sobe e desce.


Barulho que faz na hora do amor?

Gemido de quem come doce. Gosto de gritar bastante, para a inveja dos meus vizinhos. Meu amor é escandaloso, nunca será indiferente.


Frase?

"A água passa, a sombra fica" - Pascoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário