quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6/11/2006 02:49:02 PM

Em Belém, de 5 a 7 de junho, realizei uma oficina de criação de crônicas para o Instituto de Artes do Pará. Publico aqui o último exercício. Cada aluno escreveu uma das frases. Foi uma experiência e tanto.



O QUE EU ESQUECI EM MINHA VIDA

Pintura de Magritte


Autoria coletiva





Esqueci de apagar com a borracha marca mercúrio a ponta de metal dessa caneta. Eu nunca beijei o rosto vincado de meu pai. Esqueci de ficar descalça para a chuva. Esqueci de como nasci. Esqueci a chave do carro na porta. Esqueci de olhar o "boa noite, mamãe" de meu filho e responder "agarra meu pescoço". Esqueci de me despedir de mim. Esqueci que minhas flores não precisam estar na janela para serem flores. O que esqueci não lembro mais. Esqueci de amarrar teu corpo em meu corpo, agora sobrou corda. Esqueci do meu avô, que me convidava para comprar pão de manhãzinha em véspera de sol. Nunca lembrei de acordar cedo e ir com ele. Nunca senti o aroma do pão quente se misturando ao cheiro da mão do meu velho avô, enquanto o sol subia feito balão amarelo. Esqueci de me perdoar. Esqueci de latir junto com ele. Esqueci de ir embora enquanto acreditava que isso me tornaria livro. Esqueci de tirar fotos do meu cemitério. Esqueci de parar de roer as unhas. Esqueci de parar o tempo tarde demais. Esqueci de agradecer o meu avô por ter me ensinado a pescar, a gostar da música dos retratos. Esqueci o que não me importava. Esqueci de cumprimentar os detalhes. Esqueci de agradecer meu irmãozinho a superar o medo de dormir o escuro. Esqueci de viver em minha mãe. Esqueci de pôr acentos nas cartas de amor. Esqueci de me olhar no espelho e descrever o que realmente via. Esqueci de contar as pulsações. Esqueci de nascer outra vez. Esqueci de ser o mesmo. Esqueci de levar meu cachorro nas férias e o encontrei morto ao voltar. Esqueci uma fita-cassete na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário