quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

5/9/2006 05:00:28 PM




ESCRITOR DIPLOMADO

A Unisinos está lançando para o vestibular de inverno o curso superior seqüencial de Formação de Escritores e de Agentes Literários


Livros de autores desconhecidos pelos críticos, encalhados há meses nas prateleiras das livrarias, terão um destino diferente a partir do próximo semestre. A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está lançando para o vestibular de inverno o curso superior seqüencial de Formação de Escritores e de Agentes Literários, uma oportunidade para quem quer aprender os segredos da escrita e se preparar para o mercado literário.


Para os egressos não aumentarem a lista de obras não vendidas pelos livreiros, a instituição conta com um corpo docente formado por nomes importantes da literatura gaúcha, como João Gilberto Noll e Moacyr Scliar, e a parceria da Academia Brasileira de Letras, que cederá dois membros por semestre para lecionar aos futuros escritores. Os autores ajudarão os estudantes dando dicas e prestando assessoria na elaboração de textos, além disso, poderão ajudar na divulgação de talentos. Serão oferecidas 40 vagas.


- O curso é uma troca de experiências e surge para profissionalizar o papel do escritor. Existem hoje muitos talentos escondidos nas prateleiras. Será a hora de diminuir o isolamento - explica o poeta Fabrício Carpinejar, coordenador executivo do curso.


A história do escritor fazer seu livro na solidão, sem alguém para mostrar os originais e orientar seu trabalho, será eliminada no curso. Cada aluno terá direito a um blog, onde publicará textos que serão analisados e acompanhados por um professor tutor.


Além de fornecer as bases para a formação de um escritor, o curso também tem como foco o agente literário. Responsável por fazer a mediação do autor com as editoras, com o mercado e com as instituições culturais, o agente vai poder trabalhar com mais agilidade e conhecer melhor como funciona uma editora.


Mercado de trabalho

O formado pode trabalhar em editoras, empresas de comunicação e de cultura, produtoras de materiais para o mundo digital, agências editoriais, órgãos públicos e privados interessados na cultura. Além disso, pode exercer seu talento de forma autônoma, na criação de textos, na revisão e na formulação de projetos e organizador de livros.


O curso

Dois anos e meio de duração. É coordenado pelo poeta Fabrício Carpinejar. Corpo docente formado por escritores, como João Gilberto Noll, Luiz Ruffato, Moacyr Scliar, Armindo Trevisan e Cíntia Moscovich. O curso é dividido em cinco programas de aprendizagem. O estudante terá sua evolução acompanhada por meio de um blog.


Conheça os módulos do currículo:


Práticas de linguagem e mídia

O aluno desenvolve uma base sólida de língua portuguesa, aprende a dar entrevistas, analisar traduções e a contar histórias, conhece os fundamentos de resenhas e críticas literárias.


Escrita criativa

É um exercício de texto e estilo. A partir de oficinas, entrevistas coletivas, conferências e orientação, o aluno conhece os processos utilizados em ensaios, memórias, crônicas, biografias, narrativas, poesias, drama, literatura infanto-juvenil e livro didático. Escritores repassam os segredos de sua arte e criarão laboratórios autorais.


Agenciamento

Atividades que simulam a realização de tarefas e competências do dia-a-dia de uma editora, de uma agência de autores ou de uma empresa de produção literária. O módulo faz uma troca intensiva de vivências com profissionais e gestores do mercado editorial.


Leitura da tradição

É feito um estudo de clássicos e obras contemporâneas por meio de seminários, fóruns e workshops. O estudante conhece obras fundamentais da literatura.


Leitura do mundo

Incentiva a compreensão e a interpretação a partir da leitura de clássicos da filosofia, da antropologia, da psicologia, da política e da história. Também inspira a criatividade a partir da teoria da literatura, das revoluções estéticas e das manifestações musicais e cinematográficas.


Processo seletivo

Ocorre em duas etapas: 24 de junho (redação e questões discursivas) e 27 de junho (jogos literários). Inscrições: 29 de maio a 21 de junho


Publicado em Zero Hora, caderno Vestibular, Porto Alegre, 3/05/2006, Edição nº 14860

Nenhum comentário:

Postar um comentário