quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

12/10/2005 09:35:26 AM

MISS CULTURA CELEBRA O NATAL

Manto de Arthur Bispo do Rosário





O último Miss Cultura do ano faz sua festa de natal com o público. A oitava edição do tradicional e único concurso de beleza literária no país retrata os melhores textos sobre a ceia natalina. Apresenta poemas, contos e romances que tornaram a data ainda mais inesquecível, engraçada ou comovente. O encontro acontece nesta segunda (12/12), às 19h30, na Palavraria Livraria-Café (Rua Vasco da Gama, 165 - Porto Alegre Telefone 051 32684260).


Com entrada franca, os escritores e missólogos literários Fabrício Carpinejar e Marcelo Carneiro da Cunha quebram nozes, cortam perus e espalham a farofa. A convidada especial deste encontro é a jornalista Cláudia Laitano.


No certame de novembro, com o tema "Feios, sujos e malvados", quem recebeu a coroa e a faixa foi Hilda Hilst. Em segundo lugar, ficou o contemporâneo João Paulo Cuenca, a partir do romance "Corpo Presente". Augusto dos Anjos, com o clássico poema "Eu e outras poesias", recebeu a condecoração Miss Simpatia.


O que é o miss cultura


O programa funciona como um "karaokê recital", com desfile de fragmentos de contos, romances e poesias. A cada encontro, é possível assistir a leituras dos enredos e fragmentos preferidos de Fabrício e Marcelo sobre um tema específico. O público vota na peça mais bela da noite, que será consagrada Miss Cultura durante o mês, com direito a exposição na livraria. O terceiro colocado ganhará o titulo consolação de Miss Simpatia. Os votantes poderão desbancar os concorrentes com outras opções - basta levar uma obra pertinente sobre o assunto.


A competição não esquece dos detalhes. Tanto que o artista gaúcho Leopoldo Ernesto Schneider, figurinista de espetáculos teatrais e de dança, confeccionou as faixas para os livros premiados. É o mesmo estilista que já fez as faixas de Miss Rio Grande do Sul e desenhou as coroas de Miss Santa Catarina e Miss Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário