quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

11/8/2005 09:34:39 PM

ENQUANTO ISSO EM SANTA CATARINA...


Literatura

A POESIA EM DEBATE NA CAPITAL

Sesc da Prainha promove de hoje até sábado o projeto Folia das Falas


Fonte:Diário Catarinense, Caderno Variedades, Florianópolis (SC), 8/11


FÁBIO BIANCHINI






Jornalista e escritor, Fabrício Carpinejar levará sua oficina de poesia para crianças a outros bairros da cidade

Foto(s): Adriana Franciosi/DC




A oralidade na poesia é o tema principal da primeira edição do Folia das Falas, encontro que inicia hoje e vai até sábado no Sesc Prainha, em Florianópolis. Ao longo dos demais dias da semana, haverá debates, performances, oficinas, apresentação de filmes, livros, atrações musicais e, claro, muita poesia. Entre os convidados, estão o repentista e cantador Abdias Campos, o poeta e letrista Antônio Cícero, o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, Heitor Ferraz e Manoel Ricardo de Lima.


O eixo temático do evento, como define o poeta Dennis Radünz, é o resgate das origens da poesia como forma de arte criada para ser lida em voz alta, não apenas escrita e apreciada em silêncio. Além de divulgar, então, a poesia em si, o Folia das Falas justifica seu nome ao procurar formar um público que freqüente sessões de poemas e aprecie não só os versos, mas também o ritmo, a interpretação dos diferentes leitores e as entonações particulares, assim como as diferentes formas emocionais de receber as palavras e imagens por elas sugeridas.


- O mais interessante é que, além dos eventos no Sesc, há outras iniciativas, como o Carpinejar, que levará sua oficina para crianças a outros bairros - destaca Radünz. Escritor e editor, autor de dois livros de poemas, co-tradutor de outro, detentor do prêmio Escritor Revelação de 1996 da Academia Catarinense de Letras, além de escrever crônicas semanais no Diário Catarinense, ele participa da mesa redonda sobre poesia contemporânea com os cariocas Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz.


Ferraz é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e publicou seu primeiro livro de poemas, Livro Primeiro, em 2000. Em 2001, lançou Desassombro, que lhe rendeu o prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional. Cícero dedica-se a escrever poemas e ensaios, além de ocasionalmente fazer leituras e palestras em instituições tais como o MAM do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Centro Cultural Banco do Brasil, bem como noutros estados do Brasil.


Em 1993, ao lado de Waly Salomão, organizou ciclos de conferências com grandes pensadores e artistas em torno de temas decisivos do final de século. Três ciclos foram realizados, com poetas como João Cabral de Mello Neto, John Ashbery, Haroldo de Campos, Derek Walcott e Joan Brossa, artistas como os diretores Peter Sellars, José Celso Martinez Correa e Arnaldo Jabor, e pensadores como Richard Rorty, Darcy Ribeiro, Peter Sloterdijk, Hans-Magnus Enzensberger e Tzvetan Todorov.


Tendência à sonoridade adquiriu importância


Radünz ressalta ainda a importância que a sonoridade adquiriu na poesia de hoje, tendência expressa em saraus e lançamentos de CDs, tanto de declamações quanto de poesias musicadas. A mesa-redonda Do Verso à Prosa conta com o poeta Sérgio Medeiros, Carpinejar e o poeta, declamador, cantador e cordelista Abdias Campos, autor do CD Literatura de Cordel - Cantada e Declamada. Além da mesa redonda, ele mostra sua arte também no espetáculo Literatura de Cordel, ao lado de Evandro Neves.


A participação do público é incentivada nos lançamentos de livros, abertos a quem quiser levar suas publicações para divulgar, e na Maratona de Poesia na sexta-feira: são cinco horas para abrir espaço aos poetas que não tiveram ainda a chance de mostrar seu trabalho.


(fabio.bianchini@diario.com.br)



Programação


Terça


10h - Performance Poesia ao Pé da Lua

14h às 17h - Oficinas e exibição de filmes - Velha História, Patativa e Língua - Vidas em Português

17h30min às 19h - Apresentação Musical e lançamento de livros

19h30min às 21h30min - Debate: A poética do cotidiano com Heitor Ferraz (SP), Carlos A. Lima (CE) e Manoel R. de Lima (PI)


Quarta


10h - Performance Poesia ao Pé da Lua

14h às 17h - Oficinas e exibição de filmes - Velha História, Patativa e Língua - Vidas em Português

17h30min às 19h - Apresentação Musical e Lançamento de Livros

19h30min às 21h30 - Debate: Poesia Contemporânea com Antônio Cícero (RJ), Eucanaã Ferraz (RJ) e Dennis Radünz (SC)


Quinta


10h - Performance Poesia ao Pé da Lua

14h às 17h - Oficinas e exibição de filmes - Velha História, Patativa e Língua - Vidas em Português

17h30min às 19h - Apresentação Musical e Lançamento de Livros

19h30min às 21h30min - Debate: Do verso à prosa com Abdias Campos (PB), Fabrício Carpinejar (RS) e Sérgio Medeiros (SC)


Sexta

10h - Performance Poesia ao Pé da Lua

14h às 17h - Oficina com Fabrício Carpinejar

14h às 19h - Maratona de Poesia - Venha ouvir e dizer poesia!!

20h - Espetáculo: Literatura de Cordel com Abdias Campos e Evandro Neves

12 de novembro (sábado)

10h - Avaliação e Encaminhamentos para o 2º Folia das Falas


ENQUANTO ISSO EM MINAS GERAIS...


OURO PRETO SE PREPARA PARA RECEBER O 1º FÓRUM DAS LETRAS

Fonte: O Estado de Minas, Belo Horizonte (MG), 1º/11


O Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto vai abrigar um grande encontro de literatura de 10 a 15 de novembro. Os detalhes do 1º Fórum das Letras foram revelados nesta terça-feira em Belo Horizonte, durante um encontro no teatro do Sesiminas, que contou com a presença do prefeito da cidade histórica, Ângelo Oswaldo, e os coordenadores do fórum, Guiomar de Grammont e Fabio Faversani, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).


Escritores e editores de todo o Brasil e do exterior vão participar do evento, que tem como principal objetivo fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e propostas na área da literatura. Francisco José Viegas (Portugal), Jean Paul Delfino (França) e Jacinto de Almeida (Portugal) são alguns dos destaques internacionais do evento, que contará ainda com a presença de Zuenir Ventura, Mamede Jarouche, Marina Colasanti, João Adolfo Hansen, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado, Luisa Coelho, Mario Sabino, Luiz Ruffato, Fabrício Carpinejar e Roberto Piva.


Os autores participarão de 17 mesas redondas sobre temas diversificados como "Políticas Públicas de Incentivo à Leitura", "Escritas Híbridas", "Caminhos e Limites do Jornalismo Literário", "Estrutura Cinematográfica do Cinema Noir", entre outros.


Estão previstas exposições de obras raras, oficinas, debates, espetáculos teatrais, entre outras atividades para adultos e crianças. O Salão Diamantina, do Centro de Convenções, será transformado em um espaço para feira de livros, com estandes de livrarias e editoras.


Segundo a coordenadora do evento, Guiomar de Grammont, o público alvo é formado por pessoas de todas as nações, especialmente do Cone Sul, interessadas em literatura e artes, além da comunidade de Ouro Preto e Mariana e dos alunos da UFOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário