quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

9/25/2005 09:28:55 PM

GÍRIA MASCULINA

Pintura de Wayne Thiebaud


Fabrício Carpinejar





A linguagem dissimula mesmo quando procura ser transparente. É oblíqua ainda que siga a linha reta. Vamos para diferentes situações. A namorada fica sabendo que seu homem se encontrou com uma colega. É óbvio que, em algum momento do dia, depois de muita coceira, a namorada encontrará um jeito nada discreto de perguntar como ela é. Pode ser no momento de cortar a salada, depois de léguas do assunto. De repente, fulminante, a pergunta surgirá com a folha amarga nos dentes. Se ele disser que é normal, deve-se concluir que ela é linda. Cuidado, ele separou os beiços e respira pela boca.


O homem só afirma que é normal para sua companhia não ficar preocupada. Mas quando fala isso ele já está preocupado com o que pode acontecer, tentando rebaixar a beleza da possível ameaça. Ou seja, ele leva tão a sério a beleza da outra que procura esconder. O homem esconde o que teme e apresenta o que não é decisivo. Fala demais o que não é necessário, fala de menos o que interessa. Faz de conta que é neurose ou perseguição da sua namorada, pois realmente há motivos para neurose e perseguição. Deita-se na ausência de provas para negar, mas no fundo tem ciência da possibilidade. O homem resmunga que é ciúme depois de ter avançado o sinal. Defende-se porque percebeu em si uma pontinha de culpa, uma raiz de razão e uma dose de premonição. Com a mulher normal, pode instalar um GPS nele sem receio.


Voltando a cena principal. Se o homem diz que a menina é de uma beleza exótica, o contexto não é desesperador, nem por isso menos tenso. Beleza exótica, na gíria masculina, talvez renda um caso. É o jeito dele falar da sensualidade dela, de destacar a volúpia. Não ficou vidrado nos traços ou na aparência, e sim na imposição de temperamento. Beleza exótica é um elogio à inteligência, à conversa, ao inusitado. A mulher não é bonita, porém o torna bonito (são as mais perigosas). É uma projeção da vaidade. Depende de circunstâncias favoráveis para acontecer o enlace (diferente da mulher normal, em que o homem criará as oportunidades a qualquer custo).


Se o homem diz que a menina com quem conversava é simpática, a definição tranqüiliza. Você pode comer a verdura até o fim e fingir independência. Simpática quer dizer delicada. Delicada quer dizer que não rolará briga ou inveja. Convide-a para sua casa. Será quase como uma irmã mais nova.


Se o homem não diz nada sobre a menina, aí sim é o momento de quebrar cabides, abrir as gavetas, recolher cópias das chaves. O mal está feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário