quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

8/17/2005 07:46:48 AM

JORNAL ZERO HORA, ZH DIGITAL, 17/08/05

Porto Alegre, 17 de agosto de 2005. Edição nº 14604



FERRAMENTA PARA FORMAR LEITORES

Escritores usam blogs como espaço literário



Mais que um diário, o blog também pode ser um espaço literário, principalmente se o blogueiro é um escritor conhecido, como o poeta gaúcho Fabrício Carpinejar.


- O blog não é uma literatura menor. Hoje, as editoras estão visitando os sites, reconhecendo esse território legítimo da língua, não o vendo apenas como terreno baldio - afirma.


O escritor considera as páginas virtuais ferramentas de formação de leitores.


- O leitor do blog acaba se tornando leitor do livro. Também é interessante porque posso ler os leitores, algo que tu não tens no livro - completa.


Quem concorda é a escritora Cíntia Moscovich:


- Há casos de amizades que fiz pelo blog. Pessoas que nunca tinham me lido, caíram lá, e resolveram comprar meus livros. O blog também é uma maneira de saberes o que as pessoas estão pensando sobre tua obra - destaca.


Cíntia só se incomoda com os comentários não-assinados.


- Acho o anonimato um horror. Existe uma regra de conduta para o blog que é a mesma da vida. Se vens na minha casa e começas a me xingar, pelo menos diga quem tu és para que eu possa me defender - desabafa.


- Tens que ter muito peito para manter a transparência já que os comentários são abertos. Há pessoas que podem entrar lá só para te atacar - lamenta Carpinejar.


Enquanto para Cíntia o blog é uma maneira de visitar as pessoas, Carpinejar o considera um local de encontro do texto.


- No meu blog estou fazendo literatura ou biografia inventada. Tem uma seriedade como se fosse vida ou morte, assim como faço com meus versos - comenta o poeta.


Saiba mais


Cíntia Moscovich - www.cintiamoscovich.com/blog

- A escritora, que tem a preocupação de atualizar seu blog para "não deixar ele morrer", gosta de tratar de assuntos de seu interesse, como a literatura e a crise política.


Fabrício Carpinejar - www.carpinejar.blogger.com.br

- O poeta aborda temas correntes em sua obra, como a infância e relacionamentos. Carpinejar, que tem blog desde agosto de 2003, orgulha-se por não ter trocado de endereço nem mudado o layout da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário