quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7/7/2006 11:47:02 AM




PLANTAR ÁRVORES OU PLANTAR PÁSSAROS

Do Consultório Poético

Pintura de Marc Chagall

Confira outras consultas no site da Superinteressante


Fabrício Carpinejar





"Olá, Fabrício

Tenho 22 anos e aos 19 conheci um cara mais velho que eu 14 anos. Foi muito legal, pois construímos uma amizade muito interessante, gostava de conversar com ele (acho que pelo fato de eu morar longe do meu pai), me sentia protegida perto dele. Com o passar do tempo acabamos nos envolvendo - isso tudo seria ótimo se não tivesse um problema: ele é comprometido, mais especificamente, casado há 16 anos. Eu ficava com ele, mas sentia muito remorso pelo fato de ele ter uma família, não achava justo, mas gostava muito dele. Já ele pensava diferente, dizia que o fato de ser comprometido não o impedia de gostar de mim e que tínhamos mais era que viver nossa história. Passado um bom tempo parei pra pensar no que eu estava fazendo da minha vida, então lembrei da minha família, que confia muito em mim, e que alguém poderia descobrir isso e não queria ser vista como a destruidora de lares. Resolvi dar um tempo. Passei uns 4 meses sem falar com ele.


Mas agora aconteceu uma coisa que vem me fazendo muito mal. Ele resolveu me dizer que está namorando outra garota. Caiu como uma bomba sobre minha cabeça, pois apesar de não termos mais nada, ainda gosto muito dele e fiquei com muito ciúme, brigamos feio, nos falamos coisas horríveis. Depois de tanto brigar fomos nos encontrar e acabamos fazendo as pazes. O problema é que aconteceu algo mais que isso (ele foi meu primeiro), eu me arrependi, nem eu mesma consigo entender, pois ficamos tanto tempo juntos e não rolou nada de íntimo e agora que ele me magoou tanto deixei acontecer, me culpo por isso, me sinto uma tremenda idiota. Estou muito magoada, ele não se preocupa com meus sentimentos, diz que gosta de mim, mas faz questão de dizer que essa tal namorada é importante para ele. Tenho muita pena da esposa dele e da garota (ela é mais nova que eu, deve ter uns 18 anos) que está entrando num barco furado. Além de tudo, a namorada dele (ou melhor, amante) descobriu meu e-mail e fica me escrevendo, e o pior, foi ele que permitiu que ela me escrevesse, isso dói muito, ele brinca com meus sentimentos. Estou muito magoada, às vezes me pergunto como alguém pode dormir tranqüilo sabendo que engana três pessoas (pensando bem engana duas, porque eu sei da existência das outras e elas não sabem de mim), eu que me enganei demais, me deixei levar por uma ilusão. O pior de tudo é que ele diz pra tal namorada que somos apenas bons amigos e que nunca rolou nada entre nós, faz isso porque sabe que a garota gosta dele e ficaria chateada se soubesse de alguma coisa, isso me chateia, pois ele nunca se preocupou se me magoaria me falando dela.


Olho pra mim e vejo que não mereço isso, minha vontade é de passar uma borracha nisso tudo, mas é difícil, isso só vai acontecer com o tempo. Há outros rapazes interessados em me conquistar, há um até que se declarou esta semana (me disse que está apaixonado e me quer muito), mas eu estou muito decepcionada, acho que não estou preparada para amar novamente.


Fabrício, gostaria de ler sua opinião, pois isso me ajuda, fico melhor quando leio o que você escreveu pra outras pessoas no Consultório Poético.


Por favor, me responda.

Um abraço.Te admiro.


Nena"



Ele dorme tranqüilo porque acredita que não está enganando ninguém. Não consulta sua consciência. É amoral, nem imoral é. Não está na moralidade para ser julgado ou errar. Sua vaidade é o sofrimento de vocês. Não se dispõe a mudar - nem cogita. Diz que é assim e ponto final. Pula de uma casa para outra porque não suporta a continuidade. Nem adianta conversar. É um conquistador e a sedução é fechada e passageira como um jogo de pôquer entre os amigos. Ele não é capaz de cultivar o seu melhor, mas de fazê-la ficar presa a ele pelo seu pior. Vem torturando seus dias, vem eliminando sua ternura, vem incitando a raiva e a competição... Somente coisas ruins. Desde que está com ele, com certeza piorou, tornou-se mais amarga, incrédula e isolada. E o mais triste: todos os homens levam a culpa por um único sujeito. Ele apenas desencadeia tragédias em sua pequena vida. Bonito é quando alguém procura todos os pontos de vista na mesma mulher, sem violentá-la com comparações e invadi-la com duplicidades.


Eu acabei de dizer para uma amiga hoje de manhã: queremos no amor plantar uma árvore, afofamos a terra para depositar a semente, amparamos seu crescimento diante da vizinhança, planejamos o espaço de que ela depende para crescer.


Mas esquecemos que também somos árvores. Queremos plantar uma árvore para ter sombra. Para mostrar aos outros. Para nos apoiar. Para aprofundar a boca com o açúcar dos frutos. Esquecemos que devemos ser cuidadas e zeladas senão não vamos segurar o chapéu de folhas, algodão e ninhos quando o vento passar apressado e furioso, quando a tempestade mostrar nossa vulnerabilidade de outono.


Como árvores, nossa vocação é para cima. Plantar pássaros. Plantar vôos. Aceitamos até um balanço para empurrar a infância. Nunca deixar que o tronco apodreça ao ir para o lado.


Não tente, portanto, mais salvá-lo, pois está no momento de se salvar dele.


Pode mandar cartas com suas dúvidas de relacionamento para carpinejar@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário