quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7/15/2005 09:52:12 AM

O MAIS CAFONA


Fabrício Carpinejar


Quem não sofreu acessos de riso diante dos álbuns de família? Os pais são as vítimas prediletas, já que os avós são perdoados pela idade. Em tardes de domingo, revisar as fotografias é mais instrutivo do que preencher palavras cruzadas, mais delicioso do que pipocas com mel. Grita-se a cada folheada expressões como "olha só!", "não acredito!", "que horror". A calça boca de sino, as camisas xadrez abertas, as correntes em peitos peludos, as cores extravagantes, a brilhantina, as franjas com jeito de rodo, as escovas com armação, os tubinhos de circo, o cinto combinando com os sapatos brancos, o tênis linguarudo. Na revisão do passado, não são a gordura, o acréscimo de peso, a celulite, a calvície ou a bunda caída que chamam atenção. É o figurino de terror. O pior é lembrar que no momento da foto havia a certeza de estar agradando, de ser o cume da montanha. Evidentemente, o cume da montanha um pouco antes da avalanche. É possível ler, com uma pontada de compaixão, os lábios do fotografado: estou lindo. A posteridade é implacável. Assim como a literatura. Muitos dizem que a literatura melhora as pessoas. Acho que a literatura não melhora o homem. Mas sei que pode torná-lo bem pior. Tomar cuidado com a linguagem é um avanço.


Um indício para detectar o inevitável amadurecimento é quando a gozação pende para o nosso lado e se passa da figura de algoz para a vítima da história. Dificilmente alguém sairá incólume dos anos 80. A época mais tenebrosa em termos de hábitos. Década que se assemelha a um imenso museu de cera, um macrobrechó de departamentos. Saía-se de casa pronto para uma festa à fantasia. Muito babado e babão. É impossível não escancarar a boca diante das ombreiras, das mangas morcegos e da saia balonê. Quero ver alguém colocar uma fotografia daquele período como identidade no orkut?.


Algumas fotos deveriam ser queimadas. Ou se fica com vontade de gargalhar da moda e do que se teve coragem de vestir ou se chora de vergonha. É brabo eleger o detalhe mais cafona da imagem abaixo. Peço auxílio em um pergunta de múltipla escolha. Vote nos comentários.





a) cabelos sertanejos, franjinha e rabo de cavalo;

b) cinto de boiadeiro, estilo América;

c) calça listrada, sanfonada. O pior: com bainha para fora, metros de manto dobrado. Percebe-se que foi herdada do irmão mais velho;

d) sapatos batidos, macerados, de quem só tem um par social;

e) broche de máscaras de teatro;

f) barba a fazer, tipo Rambo;

g) todas as alternativas estão corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário