quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6/29/2004 01:06:06 PM

COLABORE

Gravura de Paul Klee


Até sábado (3/7), a associação Hemoamigos (Alexandre Lace, colega jornalista que faleceu em março vítima de leucemia, era um dos que davam mais força para entidade) estará promovendo a Campanha de Capacitação de Doadores de Medula Óssea lá no shopping Iguatemi. Um quiosque do Hospital Clínicas estará montado no corredor do supermercado Nacional das 10h às 22h. Lá profissionais estarão tirando dúvidas sobre doação e até mesmo recolhendo sangue para o cadastro de doadores. Se der para dar uma passada por lá entre o cinema da quarta e a janta da sexta, seria ótimo. Como nunca é demais lembrar...


* Para entrar no cadastro de possíveis doadores a pessoa só precisa fazer uma coleta de sangue bem pequena (menor que em um exame de sangue tradicional) e responder algumas perguntas para um cadastro.


* A partir daí a pessoa pode ser chamada se seus dados forem compatíveis com os de alguém que esteja doente. Isso pode ser um mês depois daquele exame de sangue ou 20 anos depois disso. Pode ser para alguém da sua cidade ou para alguém do Japão.


* A possibilidade de encontrar alguém com medula compatível é de uma em cem mil e o cadastro de doadores ainda é muito pequeno.


Algumas dúvidas:


Quem pode doar?

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos de idade e que não seja portadora de nenhum tipo de câncer ou doença infecto-contagiosa.


O que é medula óssea e como ela é retirada para doação?

A medula óssea é a parte interna dos ossos, onde são produzidas as células sangüíneas. O procedimento de doação dura cerca de 40 minutos, é feito em hospital com anestesia geral e consiste em punções com agulhas finas e especiais na região da bacia. São retirados, no máximo, 10% da medula óssea, o equivalente a uma bolsa de sangue. No dia seguinte o doador já pode retomar suas atividades normais.


Existe risco para o doador?

O único incômodo relatado por alguns voluntários é uma dor discreta no local da punção.


Como os pacientes recebem a medula?

Primeiro o receptor pe submetido a um tratamento que destrói a própria medula, que está doente. Depois ele recebe a do doador através de transfusão. Em duas semanas já estará produzindo células novas.


Como se tornar um doador?

Basta colher 10ml de sangue para o teste de compatibilidade, chamado de HLA. Também é preciso preencher um formulário de autorização. Estas informações serão enviadas para o banco de dados do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Em Porto Alegre, o voluntário pode procurar o Hospital de Clínicas. Informações pelo (51) 2101.8504.


(Fonte: HCPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário