quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

6/11/2005 02:14:27 PM

JORNAL O PIONEIRO, ALMANAQUE

Caxias do Sul (RS), 11/6/05.Edição nº 9204



Comportamento




BLOGUE-SE

Diários na Internet ganham credibilidade e viram espaço para experiências literárias


MARCELO MUGNOL





O som dos dedos clicando teclas do computador não é semelhante ao som das teclas da máquina de escrever. Muito menos se aproxima do som do rabisco das penas sobre o papel. A única semelhança que une esses processos é o ato de escrever. Mas a batalha, ora silenciosa, ora catártica, com a página em branco, segue impávida. A página em branco agora está dentro de uma tela de computador, mas ainda é confronto. Uma febre que deixou de ser só cool, deixou de ser só banalidade e que deixou de ser só entulho é o blog.



Blog é uma espécie de diário virtual. Mas vem deixando de ser coisa só de adolescente. Gratuitos ou não, hoje esses sites são encarados com credibilidade e têm nutrido o impulso criativo de muita gente. É claro que ainda há uma penca de lixo virtual trafegando por aí. Mas, afinal de contas, você é ou não um bom velejador para navegar nesse mar sabendo dosar curiosidade e inteligência? Há estimativas de que o fenômeno blog alcance a marca de 53 milhões até o final desse ano. No Brasil, segundo o Ibope/NetRatings, só em abril, 7 milhões de pessoas acessaram blogs ou fotoblogs.



Nesse emaranhado de informação tem gente criando, tem gente experimentando, tem gente dando a cara para bater, tem gente ousando. E também tem gente aproveitando o espaço como um exercício para a escrita. Alguns, com um olhar certeiro na possibilidade de publicar um livro.



- Acho que o blog não deixa pronto ninguém - argumenta o poeta Fabrício Carpinejar.



Mas há exemplos por aí que revidam esse conceito, como o livro Das Coisas Esquecidas Atrás da Estante, de Clarah Averbuck, coletânea dos textos publicados no blog Brazileira!Preta, já extinto. Além disso, é inegável que o espaço provoque no mínimo uma discussão e confronto entre leitores e autores. O próprio Carpinejar reconhece a importância dessa nova relação:



- O blog é uma concepção maravilhosa porque permite ao escritor ler o leitor - avalia.



Augusto Sales, editor da revista literária Paralelos (www.paralelos.org), tem acompanhado de perto a efervescente nova geração de escritores, principalmente no Rio de Janeiro. Para Sales, os blogs são, sim, uma boa maneira de entender a produção de jovens autores, aspirantes, jornalistas e toda sorte de gente que escreve.



Sales reconhece que os livros publicados a partir do que os autores escrevem nos blogs nem sempre são as versões originais da Internet. "Seus autores experimentaram (ou experimentam) estes espaços para interagir com seus leitores, apresentar seus textos e até testar formatos", escreveu o editor.



Fernanda Obregon

www.petitpois.weblogger.com.br



Fernanda é um bom exemplo do vício. Sim, porque blogar-se é um vício. Ela é leitora de blogs há pelo menos cinco anos. Esse tempo todo deu a ela um certo faro para filtrar muito bem o que lê, reconhece.



- Naquela época eu acessava o blog da Clarah [Averbuck]. Ah, eu também lia muito o 02 Neurônio. Achava o máximo. Hoje eu acho uma bosta. Aquelas mulheres precisam crescer. A Clarah também, talvez, nem tanto - revela.



Essa leitura inevitavelmente despertou o desejo de Fernanda também criar o seu blog. O Petit Pois é recente, inaugurado em abril desse ano. Ela pede, por favor, para citar na reportagem que essas suas experimentações não são literatura.



- Enrolei quatro anos até que tomei vergonha na cara e criei o Petit Pois. Não acho que eu faço literatura. Seria muita pretensão minha dizer: Eu? Literatura? Eu estou mais para piadista, para escritora de e-mails - brinca.



Mas, Fernanda acaba reconhecendo que pode sim haver lá na frente, num futuro para ela ainda distante, uma possibilidade de publicar um livro. Depois de fazer filhos e plantar muitas árvores, diz ela.



- O que eu faço no meu blog é puro exercício, na minha opinião tudo está incompleto - avalia.



Fabrício Carpinejar

http://carpinejar.blogger.com.br



Esse é um dos raros exemplos de blog (quase) exclusivamente literário. Quase porque vez ou outra Carpinejar fala sobre literatura. Claro, comenta seus livros. Mas, diferentemente da grande maioria dos blogueiros, o poeta desvia pouco da literatura. Nessa semana, por exemplo, postou um e-mail que recebeu. Na real, uma brincadeira onde colocaram ao lado da foto de Carpinejar a foto de Mikhail Kuzmin, para que fossem comparadas as semelhanças físicas. Afora essas exceções, o poeta publica diariamente uma crônica e ainda poemas, em boas doses para alimentar a curiosidade em relação à sua obra. Senta religiosamente à frente do computador e escreve pelas manhãs.



- É como se fosse escrever para um jornal que eu sempre quis participar - analisa.



Guilherme L. Póvoas

Gabriel Silveira


www.oliterato.blogger.com.br



O blog O Literato é exclusivamente de textos com intenção literária. Infelizmente, os caras não adam atualizando-o mais. Ainda não, pelo menos. O último texto, A Empáfia do Pateta, foi postado no dia 23 de maio, por Gabriel Silveira. Eis um pequeno trecho: "Esconjurado eu, o pateta dos patetas. Jogado ao léu pelo vento, choram de rir os demônios do monte leste, gargalhando a empáfia do pateta. Depois torcem o nariz, dançam cercando-se de utopia e voltam a gargalhar, apontando-me a falsa alegria".



Marcelino Freire

www.eraodito.blogspot.com



Bom humor, conversa franca sobre literatura, e certos furos jornalísticos. Esse é o blogueiro Marcelino Freire.



- Não consigo escrever ficção no blog. Não consigo aparecer na sala de pijama - reconhece o escritor pernambucano, rindo de si mesmo e do que ele chama ser uma situação constrangedora.



Além disso, essa histeria de atualização diária acaba de ser exorcizada por Freire. Ele postou uma mensagem na quarta-feira dessa semana revelando sua nova rotina de trabalho: "agora, para não acabar o estoque e eu ter mais tempo etc. e tal, a coluna será quinzenal".



- Meu blog acabou virando um site jornalístico. Tempos atrás antecipei no blog que o João Filho iria participar da Flip (Festa Literária Internacional de Parati) e nem ele mesmo sabia. Aí ele me ligou pedindo se era verdade - diverte-se.



Cardoso

www.cardosonline.com.br



Antes de mais nada, Cardoso é apelido. Seu nome verdadeiro é André Czarnobai, mas se até os pais dele o chamam de Cardoso, é porque o negócio é sério. Enfim, voltando. É impossível falar de Cardoso sem antes mencionar o Cardosonline, também conhecido como COL. Aos desavisados, COL não é blog. O projeto, criado em 1998 em virtude de uma certa greve da UFRGS, era o seguinte: as pessoas se cadastravam e recebiam semanalmente um e-mail com diversos textos de colunistas e alguns colaboradores. Isso virou uma febre tão grande que, logo a seguir, segundo Cardoso, foram criados Brasil afora pelos menos 40 outros modelos iguais.



- Muita gente se criou lendo o COL. O projeto acabou há quatro anos, mas ainda recebo e-mails de cadastramento. Explico que acabou e tal, mas as pessoas insistem - revela.



www.insanus.org/cardoso



Depois que o COL acabou - por consenso dos colunistas - ocorreu um movimento migratório inevitável. Alguns escritores criaram seus próprios blogs. Outros, ainda, como Daniel Galera, Daniel Pellizzari e Clarah Averbuck, além disso, publicaram livros. Cardoso mantém hoje alguns blogs, mas o seu "principal", por assim dizer, é o Tripa Nelas Tudo. O nome ele colheu da rua. Leu essa pichação numa parada de ônibus em Porto Alegre e nunca mais livrou-se da expressão. Seu blog tem entre 800 e mil acessos diários.



- É bizarro, eu também acho. É bastante gente. Estamos dentro da média que os especialistas estipulam, de crescimento anual de 20% na leitura de conteúdo para a Internet - avalia.



Cardoso enfim vai publicar seu primeiro livro, Cavernas e Concubinas, mas revela que é por exclusiva pressão da editora DBA. Quando? Aguardem os próximos meses e cobrem da sua livraria preferida.



Cecilia Giannetti

www.escrevescreve.blogger.com.br



O blog de Cecilia Giannetti traz de uma forma bem-humorada o que você pode encontrar clicando lá. "Anotações quase diárias sobre livro quase pronto, nóias do processo, um espelho virado para dentro, lugares que não conheço, pessoas que nunca fui". A porção diário tem desabafos do tipo: "Lançamento é um porre", a respeito da coletânea de contos (Dentro de) um Livro, com textos de Luis Fernando Verissimo, Lygia Fagundes Telles, Fernando Bonasi, Cardoso, Cecilia Giannetti, entre outros. Agora, se você ficou curioso para saber por que ela está nessa coletânea, corra e digite o endereço do blog dela.



Xico Sá

http://carapuceiro.zip.net



A Solidão do Emplasto, até o fechamento dessa edição (quinta pela manhã), era o texto mais recente que Xico Sá havia postado. Aí segue um trechinho: "Somente a solidão, essa pantera, velho Augusto, o dos Anjos, foi minha companheira inseparável? Tudo bem, lindo, podemos nascer e morrer sozinhos, como diz o homem-comício, mas essa solidão se revela ainda mais na hora em que a geografia esquisita das costas recebe o mais torto dos emplastos".



Daniel Galera

www.insanus.org/ranchocarne



Cria do COL, Daniel Galera é um dos criadores da editora Livros do Mal (www.livrosdomal.org) e tem dois livros publicados, Dentes Guardados (2001) e Até o Dia em Que o Cão Morreu (2003). O blog do Galera, Rancho Carne, não tem pretensões literárias.



- Hoje em dia, considero a Internet essencial para divulgar e manter contatos, mas não para produzir e publicar literatura - explica.



Esse fenômeno que se espalha com uma intensidade vertiginosa e vem ganhando mais credibilidade, na opinião do escritor, pode ser um bom termômetro para identificar a nova geração.



- Acho que é importante para compreender a ebulição de novos autores e a popularização dos registros literários e autobiográficos por escrito na rede, mas não creio que seja determinante para as características temáticas, estéticas e formais da literatura da nova geração - argumenta.



( marcelo.mugnol@jornalpioneiro.com.br )




Outros blogs

http://atirenodramaturgo.zip.net

http://doidivana.zip.net

www.fakerfakir.biz

www.insanus.org/martelada

www.monti.blogger.com.br

http://ossurtado.blogspot.com

http://prosacaotica.blogspot.com

http://textosmaira.blogspot.com

http://hellhotel.blogger.com.br

www.cintiamoscovich.com/blog

www.epiderme.blogger.com.br


Crie seu blog

http://blogger.globo.com

www.brblog.com

www.blogs.com.br/sitesuteis/criacao_weblogs.php

http://weblogger.terra.com.br


Sobre literatura e internet

www.paralelos.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário