quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

5/23/2006 03:36:34 PM




EU ME GUARDEI POR 35 ANOS

Consultório Poético

Pintura de Edward Burne-Jones

Confira outras consultas no site da revista Superinteressante


Fabrício Carpinejar





"Prezado Fabrício


Não só admiro seu consultório poético como também virei fã do seu blog e seus textos.


Mas meu problema é o oposto das perguntas. As pessoas perguntam sobre seus relacionamentos, eu gostaria de perguntar por que nada daquilo acontece comigo. Não acontecem amores ou relacionamentos, histórias ou paixões para escolher continuar ou terminar. São sempre encontros que duram no máximo 3 meses e depois acabam por iniciativa masculina. Talvez você não tenha a resposta do que eu nem sei, mas palavras de conforto e sua percepção aguçada. Como já tenho mais de 35 anos, achei que é pelo fato de nunca ter transado, afinal eu estava esperando um relacionamento estável - que só aconteceu quando eu tinha 18 anos e durou 2 anos. Fui extremamente apaixonada e idolatrava meu ex-namorado a ponto de me conformar com suas críticas ao meu curso, meus gostos, minha família, e mesmo assim ele terminou. Desde então, não tive mais sorte com os homens e com mais de 35 anos - e muito atraída pelo rapaz com quem estava saindo freqüentemente - resolvi me entregar logo. Durou igualmente 3 meses. Ele sumiu depois de viajarmos num final de semana e ligar a televisão para ver um programa de mulher nua. Fiquei indignada e desliguei o televisor, mas ele me disse que eu era atrevida e continuou a assistir até o final, emburrou e dormiu. No dia seguinte o questionei, afirmou que nada tinha acontecido e sumiu. Depois dele conheci um rapaz de outra cidade, aparentemente disponível, que prometeu que de 15 em 15 dias voltaria a me ver. Outro que me entreguei e sumiu. Não me sinto sozinha porque gosto da minha companhia, mas o que me chateia é não ter sido desejada ou amada e, o pior, eu que sempre fui certinha em pouco tempo me entreguei para dois homens que não tinham interesse pela minha pessoa. Estou com inveja das pessoas que comentam sobre as dificuldades dos relacionamentos longos, ou de quem sai com fulano e cicrano também a quer. Nunca senti o que a Lya Luft disse certa vez numa entrevista: 'Não sou bonita mas nunca passou pela minha cabeça que não seria amada por isso'.


Grata por me ouvir."



Maria, sua vida não é emocionante porque é sua. Simples, costumamos observar a dos outros sempre melhor do que a nossa. Se eu peço um prato, depois de ler e reler o cardápio, não deixo de espiar o que as demais mesas pediram. Minha curiosidade não mata, engorda.


Seu problema é a falta de confiança, total, a ponto de esperar o pior para confirmar a baixa expectativa. Tudo começou com o fato de se guardar durante trinta e cinco anos. Guardar é uma coisa, seu caso foi de se esconder. Fermentou uma expectativa inatingível. Que homem poderia corresponder a um apelo de idealismo, sonho e aflições de décadas? Cobrou alto por uma travessia natural. Logo quando decidiu abrir a guarda, houve a inevitável frustração. Um descaso, uma ausência de romantismo, um despudor. Caso fosse mais experiente, iria rir da situação e pular para uma melhor. Mas não, ficou remoendo o que não aconteceu, o que gostaria de ter acontecido e reproduz os fracassos com os parceiros subseqüentes. Está convicta de que se desperdiçou, que se sacrificou, que deveria ter se guardado. O que adiantaria? Não estaríamos nem conversando...


Dou uma dica: homem não suporta o coitadismo, a vitimização, que anda praticando sem querer.


Não se sente respeitada, amada, desejada nem por si, como exigir dos companheiros? Sobre alguns dos desentendimentos, não vejo nenhum mal em assistir programas de mulher pelada. Ele queria brincar contigo, provocá-la. Eu assisto filmes pornôs com minha mulher e não deixamos de ser românticos. Sou safado em segredo.


O que posso aconselhar: termine o próximo relacionamento antes dos três meses, e ponha fim ao tabu. Depois pode até voltar a ver o ex. Antes de ser escolhida, terá que assumir as próprias escolhas.


Enviem cartas com suas dúvidas de relacionamento para carpinejar@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário