quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2/1/2006 10:35:31 AM




O Consultório Poético está de portas abertas. Leia a nova coluna abaixo e no site da Superinteressante.



AMOR NÃO É CARTÓRIO

Imagem de Robert Rauschenberg


Fabrício Carpinejar





"Estava me sentindo muito só e procurei no site esse tema e encontrei seu artigo. Acendeu minha alma! Obrigada...mas queria pedir sua opinião. Sou separada e tenho uma filha de 6 anos. Vivo com a família mas sem um amor. Conheci há 3 meses um senhor de 50 anos pela Internet (é italiano e reside sozinho em São Paulo há mais de 10 anos, é divorciado). Parece estar muito apaixonado e já marcou de vir aqui onde moro quatro vezes, mas sempre deu algo errado. Diz que me quer, e não parece ser somente sexualmente, pois já teria vindo se fosse o caso. Está transferindo seus negócios e pede que eu aguarde porque quer morar na minha cidade comigo e minha filha. Manda documentos para comprovar o que diz, e é muito carinhoso comigo. Estou, entretanto, cansada de esperar e penso em sumir. Ao mesmo tempo, me vejo apaixonada. Acha que devo apostar nesse relacionamento ou desistir dele?"


Juliana, eu não esperaria mais. Três chances já estão de bom tamanho. Você foi educada em excesso, tolerante em demasia. Se ele cancelou a quarta vez, depois de inflamar expectativa e ansiedade, atiçar encontros e pormenores, é que não está tão apaixonado assim. Ou esconde seus verdadeiros impedimentos e entraves. Será que ele é claro em suas justificativas? Quem é apaixonado larga tudo, assume os riscos, salta no escuro, não deixa ninguém do outro lado da linha esperando. O apaixonado sofre para não provocar sofrimento, sofre no lugar de quem ama. E arruma explicações para ir, de modo nenhum para não ir.


Outra coisa: vocês ainda não se conheceram pessoalmente para projetar o futuro e fazer prognósticos. A decepção é grande com a precocidade. Ainda falta muito para descobrir a sintonia: a vida sexual, a rotina, os gostos em comum. Eu começaria de leve, com uma amizade, ganharia terreno, provocaria gentilezas, deixaria que ele se mostrasse de corpo e modos inteiros na convivência. Não dá para casar por correspondência, ainda que já exista precedente no Rio Grande do Sul. Não estou questionando o amor virtual entre vocês, mas o amor começa longe para se aproximar, e não se aproxima para se distanciar. Deve tomar cuidado com o jogo de sedução. Palavras em excesso pode significar salivação, não necessidade. Bancar o amoroso no MSN ou no e-mail ou em chat ainda não representa um temperamento, quem diz que não é um tipo?


É chato meu papel de desconfiado, só que é necessário para a franqueza desde logo entre os dois. Você também não é nenhum cartório para receber documentos. Amor não se comprova com o papel e assinatura, mas com as mãos. Isso não é negócio, é laço. Seria mais contundente com ele, pois parece que ele não se deu conta de suas grosserias. Onde já se viu fazer mulher aguardar?


Não suma antes de explicar sua posição. Respeito, diferente de tolerância, nunca é demais.


Pode mandar cartas com suas dúvidas de relacionamento para carpinejar@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário