quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

9/28/2006 08:35:54 PM

DIÁRIO DE UM EX-FUMANTE - 11º DIA

Arte de Tom Wesselmann





* Fumei um cigarro, depois de três dias. O cansaço, a exaustão psicológica, fazer mais do que posso contribuíram para expelir a fumaça.


* Curioso é ler meu horóscopo:


Já que você passou dois dias se percebendo mais a fundo, saberá sem esforço o que precisa fazer para aumentar seus ganhos, para extrair mais prazer da vida, alem de aumentar sua confiança pessoal. Concentre seu tremendo poder de regeneração nesses focos importantes. (Fonte, FSPaulo)


* Acordei cedo, às 4h, viajei para Venâncio Aires, na região central do RS, cidade de 60 mil habitantes. Fui dar uma palestra para o Sesc. Desci numa rodoviária deserta. Como a gerente demorou um pouco para me buscar, a solidão mexeu nos bolsos do casaco. Terminei com a abstinência e a brasa dividiu a boca. Virei a rua, minha vida, um ônibus com os faróis baixos.


* Não quero me explicar. O cigarro me abrevia.


* Fumo desde pequeno para me enturmar, ser homem, crescer. Tragava nas mesas de bar para encontrar afinidades com a turma mais velha. Tinha que mentir a idade de algum modo.


* O cigarro foi minha primeira barba. Para meu rosto não aparecer tanto.


* Num único filtro, torno-me - por tabela - viciado em outros elementos:


Acetona: usada para remover esmalte

Tirebina: substância que dilui tinta a óleo

Formol: conservante de cadáver

Amônia: desinfetante para pisos, azulejos e privadas

Naftalina: eficiente para matar baratas

Nicotina: responsável por causar a dependência

Alcatrão: material composto por substâncias capazes de causar câncer

Monóxido de carbono: o mesmo que sai do cano de descarga dos automóveis

Agrotóxicos: usados no cultivo da folha de tabaco, como DDT

Metais pesados: os mesmos encontrados em baterias de carro



* Sofro se não fumo. Sofro se fumo. Não há mais ignorância, nem alegria.


* Iniciei a campanha em nome de minha filha, prossegui minha luta em nome de vocês, que me deixam comentários e mandam mensagens de apoio. Mas só terminarei o vício por mim. Será que me falta amor-próprio?


* A amiga Adriana me mostrou que o percurso não será fácil: preciso parar de fumar todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário