quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7/23/2004 10:41:54 AM

IRMÃOS...


Fabrício Carpinejar



Sabe aquelas histórias de reencontros inacreditáveis, de pai apartado de filho, de irmãos se falando depois de décadas, de famílias separadas? Aconteceu comigo. Estava lendo o jornal Zero Hora na sexta (22/7), na seção Contracapa, e de repente salta aos olhos: Clarice, filha do imortal Carlos Nejar, também faz poesia. Nunca a vi, muito menos sabia que a irmã escrevia poesia. Não é uma loucura, aves sem asas, um romance com capítulos perdidos? Há dois irmãos do lado paterno que viveram em Porto Alegre, na mesma cidade onde fui criado, em realidades e casas paralelas. Como estranhos no mundo e familiares no cartório. E dói de algum jeito pensar que já posso ter cruzado com eles sem ao menos receber um aviso, uma menção, uma advertência bíblica. E se Clarice, em alguma vez, esteve em uma sessão de autógrafos de meus livros e eu assinei somente Clarice, impessoal e seco? De repente, hei de cumprimentá-los casualmente numa rua, sem lógica ou peso do passado. Um amor desmemoriado. Não faço idéia dos rostos, tipos, idades, expressões, desejos, profissões, inquietudes deles, é tanta coisa que até a imaginação ficaria cansada de hipóteses. Além da Clarice, existe o Frederico, ambos mais novos do que eu. Meus irmãos Rodrigo e Carla foram os únicos que os visitaram. Mas a mãe deles não teria apreciado o enlace e entusiasmado o convívio. Esse bloqueio evitou a naturalidade dos laços. Mas tudo são versões agravadas pelo medo. Irmão é conversa, apoio, pedir os ombros dos olhos. Eu e o mano caçula Miguel não conseguimos contato com os filhos que meu pai teve durante sua separação de minha mãe. Isolamento no sangue. Faz vinte anos que o pulso tenta encontrar uma fresta e subir para a boca. Talvez tenha chegado o momento. Não conheço o que de mim está neles e o que deles está em mim.


UM RIO ANDANDO ESCORADO NA ESCADA


Fabrício Carpinejar


Entre o escritor e a vida,

há uma diferença.

A vida nos escreve

e não joga os rascunho fora.

Publica tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário