segunda-feira, 29 de dezembro de 2003

ZERO-HORA - DESTAQUES DO ANO

Deu no Jornal Zero Hora, Segundo Caderno, matéria sobre os destaques do ano, Porto Alegre, 29/12/03, Edição nº 14008


Literatura

O ano chega ao fim, a literatura se renova

Em 2003, o mercado editorial viu recordes serem batidos, novos autores se afirmarem, veteranos se consagrarem e Paulo Coelho ser best-seller no mundo

CÍNTIA MOSCOVICH



O ano que se encerra foi pródigo para o mercado livreiro. Embora alguns editores se queixem de que as vendas tenham caído, nunca, como em 2003, tantos recordes foram quebrados. A editora Rocco ultrapassou duas vezes sua própria marca: primeiro com a tiragem de 200 mil volumes para o romance Onze Minutos, de Paulo Coelho, e depois com Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto livro da série da escocesa J. K. Rowling, que chegou à casa dos 300 mil exemplares - recorde nacional absoluto. Paulo Coelho também ultrapassou suas próprias marcas: segundo a revista inglesa Publishing Trends, o mago é o autor mais vendido de 2003 em todo o mundo.


Este também foi ano de acontecimentos significativos para as letras gaúchas. Além de um novo prêmio para a literatura, também se realizou a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que, em agosto, chegou à sua 10ª edição, enquanto que a 49ª Feira do Livro de Porto Alegre foi a grande atração de novembro. Confira alguns eventos marcantes de 2003.



Jovem depois de velho




Nem bem completou 30 anos, o poeta Fabrício Carpinejar já se tornou um clássico. Filho de dois poetas, Maria Carpi e Carlos Nejar - coincidentemente ambos com livros novos neste ano - Carpinejar tornou-se nome de biblioteca em São Leopoldo e batiza um concurso de poesia. Também foi o ano em que lançou uma antologia - coisa que costumeiramente é reservada a autores mais vetustos. Lançado em setembro pela Companhia das Letras, uma das maiores editoras nacionais, Caixa de Sapatos reúne poemas de seus quatro livros publicados nos últimos cinco anos. Selecionando material de As Solas do Sol (1998), Um Terno de Pássaros ao Sul (2000), Terceira Sede (2001) e Biografia de uma Árvore (2002), Caixa de Sapatos fundou definitivamente o lugar do poeta na literatura nacional.


Leia a matéria completa com os outros destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário